- Por Russian -
Na Universidade de Harvard, o pesquisador Michael Rubenstein criou um "exército" de pequenas máquinas que são capazes de efetuar uma tarefa em grupo (por enquanto apenas formam uma imagem). A pesquisa foi divulgada na revista Science.
Dada uma imagem para o grupo, os mini-robôs (chamados de "kilobots") se auto-organizam para formar tal imagem, de forma independente, ou seja, cada um executa uma tarefa diferente sem intervenção humana!
Cada robozinho tem três pequenas pernas retas e se movimentam utilizando vibração.
A comunicação entre eles é feita através de "luzinhas": eles possuem um sensor de luz infravermelha no topo que serve para o comando principal, ou seja o comando "vai!". Depois disso, eles "conversam" entre si para efetuarem a tarefa e vão trocando informações através de luzes até a concluírem.
Bom, na verdade são usados quatro robôs "sementes", orientados para assumirem posições-chave, para ajudar aos demais a executar a tarefa, ou seja, servem de referência.
De acordo com os cientistas, a inspiração são exemplos da biologia, como células formando órgãos ou formigas trabalhando juntas. Nesta pesquisa, eles esperam desenvolver ferramentas e até estruturas que consigam se montar sozinhas.
Me faz lembrar daqueles rastreadores do filme Minority Report...
Nos filmes, a tecnologia sempre acaba caindo em mãos erradas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário