quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A OUTRA LUA DA TERRA???


O asteroide 3753 Cruithne é um "quase satélite" da Terra, pois compartilha a mesma órbita e visto daqui ele gira em torno do nosso planeta...


Alguns dias atrás, ao assistir a um documentário, fiquei estarrecido com a seguinte informação: a Terrra possui um segundo satélite natural. Embora seja pequeno (pois é difícil de ser visto a olho nu) pode ser considerado uma "segunda lua do nosso planeta, mesmo orbitando o Sol. Depois de passar esta informação a limpo (e ver que não fiquei doido) resolvi compartilhar esta informação.

Por Russian.

COMO ASSIM UMA SEGUNDA LUA?


Observe o diagrama a seguir.

Ao centro, o cículo amarelo representa o Sol no centro do Sistema Solar. A esfera azulada representa a Terra em sua órbita ao redor do Sol. Em seguida, note o pequeno objeto claro que representa o asteróide Cruithne seguindo uma órbita parecida com a da Terra.

A estranha órbita de Cruithne em volta do sistema Terra-Sol. Cortesia de Paul Wiegert, Depto. de Física e Astronomia da York University, North York - Ontário, Canadá, 1997-2000.

Em um momento da animação, foram incluídas linhas que representam a observação do asteroide por uma observação realizada a partir da Terra. Conforme as linhas passam a acompanhar a Terra (esfera azulada), note que Cruithne (o objeto claro) parece mover-se ao redor da Terra. E está, do ponto de vista de um observador em nosso planeta! 

Entretanto, embora considerada como uma segunda lua, de fato ela não é, pois sua órbita real é ao redor do Sol, mesmo que a gravidade do planeta Terra influencie na órbita desse asteroide.



HISTÓRIA DE CRUITHNE


Acredita-se que esse astro, embora pequeno, venha sendo observado já há muito tempo. Em 1846, o então diretor do Observatório de Toulouse na França, Frederic Petit anunciou ao mundo a descoberta de uma segunda Lua. Tal objeto foi observado, de forma independente por três outros observadores em datas posteriores no mesmo ano.

Fotografia de Cruithne: cortesia crosbyja.wordpress.com

É possível que fosse o asteróide Cruithne. Porém também é possível que fosse um outro objeto preso temporariamente na órbita da Terra (leia a seguir "Outras Luas da Terra")

Fato que então iniciou uma busca, sem sucesso pela outra "Lua". Já em 1898 haviam sido descobertas tantas "Luas" que formariam um imenso sistema... 

Nenhuma dessas "descobertas" podia ser confirmada até a era dos lançamentos espaciais a partir da década de 1950. Se tal objeto existisse, poderia ser uma preocupação para viagens à Lua. 

Desde então, foram se aperfeiçoando-se os métodos e Cruithne foi vista finalmente  em 1986. Entretanto, sua descoberta só foi confirmada em 1997, quando Paul Wiegert e sua equipe de astrônomos desvendaram a complexa órbita deste asteroide de cinco quilômetros de diâmetro 


OUTRAS LUAS DA TERRA...


Espera aí... Agora você vai dizer que pirei de vez! ... calma! Alguns asteroides (e outros "objetos") podem permanecer durante um tempo na órbita da Terra e serem chamados de "Luas Temporárias".

Pequenos asteroides ao passarem muito perto do nosso planeta podem perder velocidade e se tornar satélites temporários da Terra. São efêmeros porque após cada volta vão perdendo velocidade até cairem na atmosfera do planeta como meteoritos (as "estrelas-cadente").

Imagem: Asteroides capturados pela força gravitacional da Terra apresentam órbitas malucas, as quais fazem com que esses objetos sejam arremessados em direção ao Sol, à Lua o mesmo caiam na Terra. Crédito da imagem: K. Teramuru, UH Ifa.

Acredita-se que até Cruithne (chamada de "Segunda Lua") permaneça apenas 5 mil anos na sua órbita atual (quase nada em termos espaciais) e depois deixará de seguir a Terra.




Saiba mais...

Does Earth have a second moon?
Anexo:Outras luas da Terra
A Terra e suas luas
crosbyja.wordpress.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário