quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CORES INVISÍVEIS AO OLHO HUMANO: Somente as abelhas podem ver!





Flores polinizadas por abelhas possuem diferentes "tons" de ultravioleta - uma faixa de cores invisível ao ser humano.

Por Russian





As cores que conhecemos possuem vibrações numa faixa visível para nós. Porém, as cores vistas são apenas uma pequena parte da energia luminosa existente. Existem cores que não podemos enxergar. Essas "cores invisíveis" possuem vibrações acima ou abaixo da faixa que nossos olhos são capazes de captar, respectivamente nas faixas do ultravioleta e do infravermelho.

infavermelho ←→ ultravioleta
FAIXA VISÍVEL: como as vibrações variam conforme a cor.

Não sabemos exatamente como as abelhas enxergam, entretanto, alguns estudos sugerem que elas podem ver tons de ultravioleta. 


Stelzer, R. J., N. E. Raine, K. D. Schmitt and L. Chittka (2010). 



De acordo com esses estudos, a evidência estaria nas próprias flores polinizadas por esses insetos: quando observadas com um filtro especial, tais flores apresentam diferentes tonalidades de "cores" que existem apenas na faixa do ultravioleta. 



Flores polinizadas exclusivamente por beija-flores por exemplo, não apresentam tais cores "invisíveis", o que reforça a tese.






Pesquisadores da Universidade de Londres e do Imperial College London desenvolveram uma base de dados (o "FReD" - base de dados de refração floral) contendo informações sobre de quais flores aparentam possuir cores para abelhas. A pesquisa foi descrita na revista científica PLoS ONE.
<http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0014287>

Uma explicação razoável seria que as flores que podem ser vistas pelas abelhas possuem mais chances de serem polinizadas por esses insetos, aumentando a chance de transmitir as características dessas plantas para as plantas descendentes.

Sendo assim, quanto mais cores uma flor possuir, maiores são as chances dela reproduzir, sendo atrativas tanto para animais superiores (como o beija-flor) quanto para insetos (como a abelha).



Fontes: 
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,pesquisa-explica-como-as-abelhas-enxergam-o-mundo-,653064,0.htm
http://www.foodsecurity.ac.uk/news-events/news/2010/101210-pr-bee-vision-database.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário