terça-feira, 30 de julho de 2013

10 Perguntas que você pode fazer ao ser entrevistado para uma vaga de emprego

Por Carole Martin



Em algum momento da entrevista, geralmente no final, podem te perguntar algo como:

_"Você tem alguma dúvida?"

Em geral, o entrevistado, sem querer incomodar, responde algo como:

_"Não, acho que você já explicou tudo muito bem."

Esta é uma resposta errada! 

Você perderia a chance de fazer algumas perguntas importantes, as quais fariam a diferença mostrando que você serve realmente para trabalhar naquela empresa!




Aqui vão algumas regras básicas a considerar quando te fizerem essa pergunta:

Regra nº 1 - Faça perguntas. Este é o momento crucial para que você possa obter informações internas sobre a empresa ou sobre o cargo.

Regra nº 2 - Formule perguntas com base nas informações que você ouve durante a entrevista. Prestar atenção nas pistas e saber ouvir são as chaves para se fazer perguntas inteligentes.

Regra nº 3 - Realize da lista a seguir, pelo menos, quatro ou cinco dessas perguntas.

Questão 1: Observei o sistema desta empresa. Você poderia me dizer o que é feito para lidar com problemas?
Ouça com atenção a resposta dada. Esta pode ser sua chance de mostrar ao entrevistador sua experiência ao lidar com os mesmos tipos de problemas.

Questão 2: Muitas empresas estão demitindo atualmente. Como é que esta empresa foi capaz de manter a força de trabalho até agora e continuar a contratar novos funcionários?
Você já fez sua pesquisa e conhece algumas das razões, mas mostra interesse de um ponto de vista privilegiado.

Questão 3: Você pode me contar algo sobre a forma como os trabalhos tem sido realizados até agora? E, quais melhorias você gostaria de ver acontecer?
Esta é uma oportunidade para convencer o entrevistador de que você tem aquilo que todos procuram, contando uma história específica sobre uma experiência similar.

Questão 4: Como você descreveria a cultura ou o espírito desta empresa?
Uma das preocupações do entrevistador é se você se encaixa na cultura da empresa. Você também precisa de maiores informações para ver se esse seria um bom e adequado ambiente para você.

Questão 5: Quais são os desafios iniciais que vou encarar nesta função durante os próximos três meses?
Seus primeiros 90 dias no trabalho são um período crítico para qualquer nova contratação. Você precisa saber quais expectativas preencher ao iniciar a sua curva de aprendizagem.

Questão 6: Quando respondi à sua pergunta sobre a minha experiência ao lidar com estresse, você comentou que você tem a sua quota disso aqui. Você poderia me dizer mais sobre o nível de estresse nesta empresa?
Pistas e alusão a problemas surgem durante a entrevista - escute cuidadosamente e seja intuitivo. Pergunte se precisar de esclarecimentos.

Questão 7: Posso lhe perguntar qual é a sua importância nesta empresa?
Há uma grande diferença entre demonstrar interesse em alguém e almejar seu cargo. Entrevistadores não gostam de serem interrogado. Faça perguntas amigáveis ​​e fique alerta para pistas sobre a satisfação dessa pessoa com a empresa.

Questão 8: Como você descreveria o seu estilo de gestão e interação com sua equipe?
Aqui, pode ser necessário ler as entrelinhas. Certifique-se que a comunicação e estilo deste gestor bate com suas idéias e valores.


Questão 9: Quais as qualidades que devo atingir para que um trabalho finalizado seja considerado ideal?
Esta é uma oportunidade para que você possa vender a si mesmo, e dizer mais uma vez o porque de você ser uma excelente opção para aquela função. O valor agregado que você traria para a empresa.

Questão 10: Estou muito interessado em permanecer neste cargo, ou, eventualmente, outras vagas de emprego em sua empresa. Qual é o próximo passo no processo de contratação?
É melhor informar-se sobre como ocorre o processo de contratação, assim que você vai sentir a demanda e saber como chegar ao objetivo.

Os tipos de perguntas que você fará podem ser obtidas através das conversa e das perguntas que lhe forem feitas durante a entrevista. Preste atenção à linguagem corporal do entrevistador para determinar quantas perguntas fazer - relaxado e disposto a falar, ou com pressa e atrasado? 

Por fim, certifique-se que suas perguntas sejam sucintas e direto ao ponto, o que demonstrará o seu conhecimento e interesse.



Adaptado por Russian




Fonte: http://www.jobdig.com/articles/559/Questions_You_Should_Ask_During_The_Job_Interview_.html





segunda-feira, 22 de julho de 2013

Thiaguinho internado... e a censura seletiva.

Essa semana que passou, um fato me chamou a atenção. Diversos jornais noticiaram em suas manchetes principais que um cantor, um tal de Thiaguinho estava internado. Sei la quem e esse cara! Deve ser uma dessas semi-celebridades funcionário da Globo... Espero inclusive que melhore.

Mas o que me deixou intrigado mesmo seria o fato de que, com tanta coisa mais importante acontecendo no Brasil, vem grande parte mídia se comportando como sempre, ou seja, tentam desviar o foco do povo, subestimando-o. Talvez por causa da impressão ruim causada nos organizadores dos eventos esportivos que ocorrem e ainda devem ocorrer ou ainda pela aparente falta de segurança ao Papa que visita o pais. Ou mesmo temem pelos astros do futebol, os quais geram fortunas obscenas aos bolsos dos empresários desse ramo, inclusive grande parte da mídia.

Ora, essa mesma mídia, deveria defender o acesso ao conhecimento, sem tentar censurar o clamor popular. Afinal, vemos jornais os quais, reclamando enquanto censurados por políticos, praticam censura seletiva, ou seja, continuam sendo instrumentos da elite dominadora e portanto uma mídia hipócrita.

Os protestos pararam durante os eventos esportivos? Não. Pararam durante a visita do Papa? Não. Mas somente vemos pequenas notas rápidas nos jornais, mostrando que a mídia quer considerar isso página virada na história do país. Já ocorreram mudanças? Não. A página virou? Não. Por isso continuam os protestos? Sim.

“Através da manipulação, as elites dominadoras vão tentando conformar as massas populares a seus objetivos." - PauloFreire