terça-feira, 1 de abril de 2014

Quer 10 TB de armazenamento grátis na nuvem?

Serviço chinês oferece 10 TB de armazenamento na nuvem grátis

Adaptado por Russian

A empresa Tencent QQ criou uma promoção de seu serviço em nuvem, chamado Weiyun que oferece 10 TB de espaço livre na internet sem precisar pagar nada, apenas basta instalar o aplicativo para Android ou iPhone.

ATENÇÃO: esta capacidade não será liberada de uma vez. 

O site vai liberando espaço conforme vão sendo adicionados mais arquivos, até chegar aos 10 TB que limitam o plano gratuito.

Para entender, o quadro abaixo mostra como funciona. 



A linha superior indica o quanto está em uso no armazenamento. A linha abaixo indica a capacidade disponível para a quantidade armazenada. Assim, ao utilizar 4,5 TB, o serviço libera 6 TB para o usuário. Depois que ele ocupar 5,5 TB, ele recebe 7 TB e assim por diante. 

CADASTRO

Para tentar se cadastrar, siga o link: Weiyun - QQ Sign Up

Você receberá um e-mail de confirmação no endereço cadastrado. Após a confirmação, faça o Login, no site do Weyun, clicando no texto que aparece no canto superior direito da página. 

Utilizei o sistema de tradução de página do Chrome (clicando em "Sim" para a barra "deseja traduzir...?"). Dessa forma, o texto do Login fica "ingresse em". 

O Weiyun também possui aplicativos para iOS e Android. Para utilizar o serviço é obrigatória a instalação desses aplicativos. Se você não possui um dispositivo com esses sistemas, instale um simulador de Android para PC como o BlueStacks (não testei desta forma pois instalei num tablet físico).


Download do Aplicativo Obrigatório

No site do Weyun, desça a página até encontrar o botão "10T", como este (ele estará azul):



Ao clicar neste botão surge uma janela solicitando a instalação do aplicativo. 

Inicie o download clicando sobre o ícone correspondente (Android ou iPhone) ou fotografe o código de barras utilizando um aplicativo leitor de código QQ. O método mais simples é baixar no PC e depois copiar para o dispositivo móvel (celular ou tablet) do mesmo jeito que você copiaria qualquer arquivo.

Após transferir o aplicativo para o dispositivo móvel, instale-o. No Android basta abrir um visualizador de pastas e clicar sobre o ícone do arquivo weiyun2.1.702.apk. O dispositivo deve estar configurado para permitir aplicações de origem desconhecida (no Android, nas configurações de segurança, checar a opção "Fontes desconhecidas").

Após a instalação do aplicativo no dispositivo, execute-o.


Está tudo em Chinês!!!

Calma! O aplicativo vai mostrar uma caixa com dois campos a serem preenchidos: e-mail e senha. Mesmo não sabendo chinês, dá pra entender, pois essas confirmações são padrão de qualquer site. Em seguida, será aberta uma nova mensagem, dessa vez maior pois se trata do contrato. Leia atentamente (risos) e clique no único botão azul no fim da página, que deve ser "Concordo".

O aplicativo abrirá a tela contendo 3 arquivos de teste (se você sobreviveu até aqui pode ter certeza de que tudo funcionou). Entretanto, prefiro utilizar via PC.


Finalizando o cadastro

No PC, recarregue a página do Weyun e faça novamente o login, clicando no link que está no lado direito da barra superior ("ingresse em").

Desça a página até o botão "10T" mostrado acima e clique sobre ele. Pronto, sua conta está completa. Você será informado por uma caixa de dálogo e em seguida o botão que era azul fica cinza.


Como salvar arquivos na nuvem

Agora, ao clicar no botão "10T" você será redirecionado para o portal onde estão os arquivos. 

Utilizando o tradutor do google, os botões cinza passam a ter tradução ruim, mas que ajuda. Principalmente porque identifica as principais funções, como "baixar".

Para salvar um arquivo, clique no botão azul no alto do lado esquerdo da página:



Basta escolher o arquivo a ser enviado.

Testei e Funcionou. Agora, eu também tenho 10 TB na rede (risos).


fonte: Olhar Digital: Serviço chinês oferece 10 TB de armazenamento na nuvem grátis

4 comentários:

  1. Fazendo ressalvas: Após começar a utilizar o serviço, deparei-me com alguns contratempos, além do fato de que eu não sei ler chinês ainda:
    - Arquivos não podem exceder 1 GB. Será necessário dividir arquivos maiores em arquivos menores que 1GB. Programas (como o WinRAR) fazem isso.
    - Não é permitido manter arquivos protegidos por lei de direitos autorais como filmes, músicas, imagens de CD ou DVD, ROM de jogo, arquivos de BIOS utilizados por emuladores.

    ResponderExcluir
  2. ele cobra pelos serviços. não gostei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O serviço é gratuito, basta se cadastrar. Até hoje não me cobraram nada.

      Excluir
  3. ele vai jogando os arquivos avulsamente ou tem como criar pastas ?

    ResponderExcluir